Cativa

Antes de tudo, queria explicar o significado de cativo, segundo o dicionário, para não ficar em dúvidas o nome do poema.

  • (ca.ti.vo)a.

    1. Diz-se de quem está preso, encarcerado ou sem liberdade, ou de quem é mantido como escravo

    2. Capturado e mantido prisioneiro pelo inimigo; prisioneiro de guerra

    3. Diz-se daquilo a que alguém tem acesso garantido; que é de uso exclusivo de algo ou alguém: Ganhou uma cadeira cativa no estádio do clube: produtos com mercado cativo no exterior.

    4. Fig. Diz-se de alguém ou algo que foi dominado, conquistado, seduzido; ligado (espiritualmente, afetivamente) de modo forte ou permanente a algo ou alguém (alma cativa)

    5. Jur. Diz-se de bem sobre o qual pesa algum encargo, que não pode ser livremente negociado ou transferido

    6. Ant. Fig. Triste, infeliz, aflitivo

    sm.

    7. Prisioneiro, preso

    8. Escravo de alguém ou de algo

    [F.: Do lat. captivu(m). Hom./Par.: cativo (a.sm.), cativo (fl. cativar); cativa(s) (fem.[pl.]), cativa(s) (fl. cativar).]

Em resumo, o significado nº 7 é o que está em evidência aqui!

Obrigada, e boa leitura 😉

separador21

125

E em uma brisa quente do sul

Algemas de vento tocaram-me

Gentilmente a se espalhar

Em uma carícia suave na face

Enquanto me convidavam

Delicadamente para jogar-me

 

E o quão atraída fiquei ao vê-lo

O desconhecido a me surgir na frente

Como o mais gentil dos ensinamentos

Tão belo e impossível de se ignorar

Que a paixão tomou-me indecifrável

 

Sem razões ou explicações

Apenas mais uma dose pequenina

Daquele vento quente que lhe joga

A loucura do que não se sabe

Tão cativante e frágil na mente

 

Uma cativa me descobri

Irresistível me é a liberdade

separador21

É isso, espero que tenham apreciado!

Obrigada meus queridos leitores, Beijos meio amargos e até a próxima 😉

Deixe um comentário